


O bairro Barro Vermelho é cercado e limitado pelos bairros Praia do Canto, Santa Luíza e Santa Lúcia. Possui uma área de 0,38 km² em relação à área total Vitória (93,38 km²) e uma população de aproximadamente 5.629 habitantes.

O traçado urbano é orgânico e as quadras, em sua maioria, são irregulares e extensas.

Apesar de toda a malha do bairro ser um tanto irregular, possuem dois locais específicos de extrema desordem entre as vias, causando também uma confusão visual. O bairro possui uma grande quantidade de morros, fazendo com que a malha seja bastante acidentada.

Os lotes são em sua maioria irregulares e são ocupados por altos edifícios e residências unifamiliares. Os maiores são ocupados por condomínios fechados, sendo que no maior de todos está localizada A Sede da Petrobras. Os demais possuem predominância de 26,28x11,81 (310,36 m²) de área total.

As áreas destacadas possuem uma maior quantidade de lotes irregulares. As edificações não possuem afastamento adequado entre si e são de difícil compreensão devido ao modo em que foram inseridas aos lotes. As residências unifamiliares localizadas nessas áreas ficam sobrepostas uma nas outras e os altos prédio dificultam a visão do entorno.

O bairro possui uma grande quantidade de ruas sem saída. Algumas delas possuem saída apenas para pedestres, levando-os para as demais ruas através de escadas. Todas essas vias são sinalizadas corretamente.


Alguns lotes com grandes áreas são destinados ao Supermercado Masterplace, à Sede da Petrobras e ao Parque Municipal presente no bairro. Esses locais permanecem movimentados durante todo o dia, contribuindo para a vitalidade e segurança dos moradores do bairro e das demais pessoas que o frequentam.

A via arterial metropolitana presente é uma via de ligação intermunicipal e tem como objetivo coletar e distribuir os fluxos de veículos que circulam pelos centros com maior concentração de atividades. As vias locais principais são vias de acesso ao bairro que distribuem os fluxos de veículos pelas vias locais do próprio bairro. As vias locais têm como objetivo auxiliar na circulação dos moradores e no acesso aos seus imóveis.

Todas as vias do bairro são de duplo sentido de circulação.

A Avenida Nossa Senhora da Penha, também conhecida como Reta da Penha é uma das principais avenidas da cidade de Vitória. Ela abriga uma grande quantidade de comércios e serviços e seu fluxo é intenso em qualquer horário do dia. É uma avenida de extrema importância para o bairro Barro Vermelho, facilitando o acesso aos demais bairros da cidade. É asfaltada, bem sinalizada e possui um canteiro central.


A rua Chapot Presvot é uma rua sem saída e está localizada na saída da Petrobras. A rua possui piso em blocos de concreto.


Nesse trecho da rua, podemos observar o prédio da Petrobras.


A predominância de Gabarito no bairro é de edificações consideravelmente altas, de 13 á 16 pavimentos.


O parque está localizado na área central do bairro, é um espaço amplo que possibilita realizar diversas atividades de lazer. Possui área verde, academia popular, playground e área de preservação. Recebe pessoas de todas as faixas etárias, é acessível à todos e se encontra em bom estado de conservação.


O bairro possui uma grande quantidade de comércios necessários, como padarias e lojas de utilidades domésticas. Possui duas instituições de ensino, a Faculdade Favi Faces e uma escola de Idiomas. O bairro conta com apenas uma farmácia.


ZOC1/02 - ZOC2/04A: A Zona de Ocupação Controlada é composta por áreas com uso misto, residencial, e com infra-estrutura completa de saneamento básico, redes de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

O prédio Petrobras é um marco visual do bairro, devido ao seu contraste com o entorno, levando em consideração seu tamanho, forma e fachada.

O Convento da Penha é um importante marco visual, além de ponto de referência. Pode ser observado de vários locais dentro do bairro.

O parque tem como frequentadores os moradores do bairro e moradores de bairros vizinhos. É um atrativo devido seu estado de conservação e atividades oferecidas.
Crítica Urbanística
Barro Vermelho é considerado um bairro nobre, onde só pessoas com uma boa condição financeira moram. Quase não existem casas simples, praticamente o bairro todo é composto por edifícios e casas muito luxuosas.
A maior parte do comércio do bairro fica concentrada na Avenida Nossa Senhora da Penha, porém existem algumas casas residenciais ao meio. No bairro está localizada a Sede da Petrobras e próxima a Sede está a faculdade FAVI, a Sede do DETRAN, o edifício da Procuradoria Geral do Estado, e o supermercado Masterplace.
O edifício da Petrobras é muito importante para o bairro. Por conta dele vários restaurantes e hotéis foram construídos nas proximidades para atender os trabalhadores do prédio. Com isso, não só o bairro Barro Vermelho, mas também os bairros vizinhos foram crescendo rapidamente. A sede é um marco visual por ser um edifício grandioso, atraente, pelo seu destaque comparado aos demais edifícios do entorno e é usado como referência e ajuda na localização.
Também podemos considerar como um marco visual o Convento da Penha. A Avenida Nossa Senhora da Penha recebeu esse nome porque ao seu decorrer conseguimos visualizar o Convento nitidamente.
Em relação a segurança, o bairro parece ser bem seguro, por haver grande movimentação de carros e pessoas. Além disso, dentro do bairro está localizado o edifício da polícia civil, o que torna o bairro ainda mais seguro.
A área residencial começa na avenida Constante Sodré. Dentro dessa área contém alguns comércios necessários como padarias e lojas de utilidades domésticas. Grande parte das edificações do bairro é composta por altos prédios e condomínios extensos e fechados.
Em relação a mobilidade urbana, o carro é o meio de transporte mais utilizado no bairro, principalmente na Avenida Nossa Senhora da Penha. A biscicleta não é muito utilizada, pois grande parte do bairro é composta por ladeiras. Em horário de pico o trânsito fica totalmente parado na Avenida, porém nos demais horários é possível transitar normalmente. As rotatórias na área residencial auxiliam o trânsito evitando acidentes e as ruas são, em sua maioria, de paralelepípedo.
Dentro do bairro existe o Parque Municipal Pianista Monolo Cabral, que contém áreas verdes, playground e academia popular. Os moradores utilizam os equipamentos urbanos durante o dia levando suas crianças e praticando exercícios físicos. Além de oferecer tais atividades, o parque contribui para a vitalidade e segurança do bairro.
Existem alguns pontos negativos a serem abordados, a falta de uma creche é um deles. A resolução desse problema facilitaria a vida cotidiana de muitas famílias.
As ladeiras são consideradas um ponto positivo em casos de alagamentos, porém, para mobilidade é ruim, impedindo o uso da bicicleta como meio de transporte, por exemplo. Existem no bairro também muitas escadarias para ligar a parte alta à parte mais baixa, dificultando a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.